segunda-feira, 22 de junho de 2009

Leroy Anderson

Leroy Anderson nasceu em 29 de junho de 1908 em Cambridge, Massachussets, Estados Unidos. De descendência sueca, foi um maestro que criou várias trilhas sonoras para o cinema e TV.

Sua carreira musical começou em 1926, quando entrou em Harvard para estudar Música. Cinco anos mais tarde, se tornou arranjador da Orquestra Boston Pops. Seu primeiro trabalho foi na própria Boston Pops com "Harvard Fantasy", de 1936.

A primeira gravação que foi para o acetato foi "Jazz Legato & Jazz Pizzicato", em 78rpm, no ano de 1938.



Foi chamado para lutar na 2ª Guerra Mundial, devido ao conhecimento de outros idiomas. Mesmo assim, não deixou de compor para a Orquestra Boston Pops as músicas "Promenade" e a primeira parte de "Syncopated Clock".

Logo após a Segunda Guerra Mundial, apesar de um certo distanciamento com a música, Leroy Anderson começou a se despontar para o cinema. Uma de suas composições, "The Typewritter" foi usada em um filme de Jerry Lewis, "Errado pra cachorro" ( Who's minding the store? ) , rodado em 1963.



Mais tarde, Leroy Anderson também sonorizou os desenhos de "Tom & Jerry", enquanto atuou na direção de orquestra, contratado por uma emissora de televisão norte-americana, entre 1960 e 1969.

Nos anos de 1970, retornou a atuar na mesma Orquestra Boston Pops até o fim da vida, em 18 de maio de 1975.

Nenhum comentário: