terça-feira, 7 de julho de 2009

Genesis

Da união das guitarras de rock com as notas da música clássica surgiu o Rock Progressivo, vivenciado por bandas como The Beatles, Pink Floyd, Premiatta Forneria Marconi, entre outros.

Uma das bandas que levaram o rock progressivo foi Genesis.


Formada nos anos de 1960, precisamente em 1967, a banda britânica tinha Peter Gabriel, Mike Rutherford e Tony Banks. Um ano mais tarde, lançaram o primeiro álbum From Genesis to revelation trazendo além de Gabriel, Banks e Rutherford, Anthony Phillips, John Silver e Chris Steward. O álbum foi relançado duas vezes com nomes diferentes: em 1974, como In The Beginning e, seis anos mais tarde, Where The Sour Turns To Sweet.


Aqui, Sting canta Biko, sucesso da Genesis em 1980, canção de protesto pela morte do anti-apartheid Steve Bantu Biko.


Em 1975, um dos integrantes da banda, Stevie Hacket, lança um ábum solo mas com participações de membros do Gênesis e de Phil Collins. Embora não seja, é considerado um ábum do Genesis.


A partir de 1975, Peter Gabriel deixa o grupo e entra Phil Collins, dando ao grupo uma nova cara, mais comercial, até 1997. Um dos álbuns mais famosos dessa fase foi lançado em 1986, Invisible Touch, o mais vendido do grupo. Nesse ano, a banda era conhecida apenas por tocar rock.
Em 1997, Collilns deixa a banda após ter lançado vários trabalhos solos, e dois anos depois, Genesis passa a não mais gravar.

Um dos grandes sucessos de Phil Collins na carreira solo foi Another Day in Paradise.




Peter Gabriel também seguiu carreira solo depois de sua saída da Genesis. O maior sucesso dele foi Sleedgehammer, lançado em 1986. Foi parte de trilha sonora da novela Cambalacho, da rede Globo.



Recentemente, Genesis voltou a se apresentar na Europa com Collilns, Banks e Rutherford na turnê Turn it on again, e depois foi apresentado diversas vezes nos Estados Unidos.

Os últimos trabalhos lançados pela banda foram o álbum Live over Europa 2007 e o DVD duplo When in Rome 2007.

Um comentário:

Marcos Massolini disse...

Leo,
O blog da feira tá uma beleza, ein?
Só duas correções sobre o Genesis: Biko é música do Peter Gabriel solo; e o Phil Collins não entrou em 75 na banda,pois já era baterista. Neste ano ele assumiu o vocal principal... e ainda se manteve na bateria por algum tempo.
abraço!
Marcos Malu Massolini