quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Helio Ribeiro

Dono de uma voz particular e muito eloquente, José Magnoli, o Helio Ribeiro, foi um dos principais radialistas que São Paulo já ouviu.

Começou sua carreira no final da década de 1960. Poucos anos mais tarde, já estava no comando do programa "O Poder da Mensagem", pela Rádio Gazeta AM, sempre ao meio-dia.

Um dos grandes diferenciais de Helio Ribeiro eram as versões livres para o Português: Helio Ribeiro simplesmente conversava a tradução de uma música no ar com o ouvinte.

Depois de passagens em vários veículos de comunicação no Brasil ( Rádios Gazeta, Bandeirantes, Tupi, Jovem Pan, Piratitinga ), mudou-se com a família para os Estados Unidos, onde trabalhou em empresas como MGM, 20th Century Fox, Columbia Pictures, entre outras. De volta ao Brasil, em 1994, passou a apresentar o mesmo "O Poder da Mensagem" na rádio Globo de São Paulo.

Se afastou para uma cirurgia de hérnia e, devido a complicações dessa cirurgia, faleceu em outubro de 2000.

Alguns fãs de Helio Ribeiro decidiram, então, montar o Memorial Helio Ribeiro. E depois de alguns anos, o Memorial colocou no ar a Rádio HR, uma emissora on line que transmite músicas de todos os tempos e gêneros, além de passagens diversas de Helio Ribeiro no Rádio.

Um comentário:

Malcier disse...

Belíssima homenagem!!
Parabéns pela memória, por não deixar um fato tão rico passar em branco.