segunda-feira, 10 de maio de 2010

Rainhas

Há algumas semanas, a jornalista Maria Luisa Rinaldi Hupfer lançou o livro "As Rainhas do Rádio - Símbolos da nascente indústria cultural brasileira", da Senac Editoras.


Malu, como gosta de ser chamada, pesquisou todo o universo que envolveu os concursos de Rainha do Rádio: desde o que, efetivamente, acontecia no Rádio, até os contratos que as moças assinavam, como marcas de roupas, sapatos, produtos de limpeza, alimentos...

Um desses produtos que as Rainhas lançavam - é tão óbvio que passa desapercebido - foi o disco. Nas décadas de 1940 e 1950, lembra Malu, "já nessa época, o maior suporte mercadológico do disco era o rádio. Mas é importante evidenciar que o disco foi fundamental não só para o crescimento do rádio como, principalmente, para a sua popularização." Prova disso foi o aparecimento e popularização dos disk-jockeys em fins dos anos 1970 no Brasil.

Durante os próximos posts, estarei colocando aqui o trecho do livro em que Malu Rinaldi trata exatamente da ligação das Rainhas do Rádio com o LP.

Entre as várias entrevistas cedidas aos meios de comunicação, escolhi a esmo essa na Rádio Jovem Pan:


A jornalista atuou por 10 anos em emissoras de rádio e atualmente é docente do Curso de Jornalismo da  Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo.

O livro está à venda na internet e custa, em média, 60 reais.

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