quarta-feira, 28 de julho de 2010

O mais americano dos brasileiros


Dick Farney começou com a música tocando piano e cantando com seus pais. Seu primeiro trabalho foi fazendo crooner em uma banda em 1937, mas logo depois foi chamado para a Rádio Mayrink Veiga para o seu próprio show, "Dick Farney, sua voz e piano", executando músicas orquestradas e jazz. Essa característica rendeu a Farney um dos precursores da Bossa Nova, já que o ritmo mistura Jazz e Samba.

Gravou várias músicas que se tornaram conhecidas, como "Copacabana", "Teresa da Praia", entre várias outras. Grandes atuações de Dick Farney aconteceram ao lado de outros artistas com quem dividia o microfone, como duetos com Claudeth Soares, Tom Jobim e Billy Blanco. Um dos pontos altos da carreira foi uma performance com Nat King Cole, ainda nos anos de 1940, nos Estados Unidos.

Dick Farney quase se declarava ao cantar. Seu timbre suave e sua admiração pelo cancioneiro norte-americano levaram à comparação com Frank Sinatra. Em 1948, foi criado no Brasil o fã-clube Sinatra-Farney. Uma das criadoras era a ainda desconhecida Nara Leão.






Qualquer semelhança é pura coincidência. Será?


Aqui, em 8 partes, o programa Mosaico, com Dick Farney.

Nenhum comentário: