sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Televisão

Já falamos muito aqui de vinil, CD, K-7, compacto, rádio, vitrolas, computadores, livros,... Mas se existe uma senhora que merece o respeito até dos mais velhos, essa é a Televisão, que recebe nesse mês a vela de nº 60 em seu bolo de aniversário.


A imagem mais antiga que encontrei de um aparelho de televisão é essa acima, do site TV History. E nada de closed caption em 1928: nos EUA, havia o closed-open, onde o tubo da TV ficava dentro de um armário. Em terras ianques, a TV já completou 75 anos e somente no ano passado, depois de 10 anos de migração, a transmissão e recepção se tornaram 100% digital em todo o território.

No Brasil, a primeira transmissão experimental, segundo o site Tudo sobre TV, ocorreu em 3 de Abril de 1950, com um sinal fraco das imagens do cantor e padre mexicano, Frei José Mojica. Meses mais tarde, e com aparelhos contrabandeados, Assis Chateaubriand monta em São Paulo a TV Tupi, inaugurando-a oficialmente em 18 de setembro de 1950.

 
 
 

As primeiras imagens deveriam ser da cantora Hebe Camargo - sim, ela mesma! - mas momentos antes foi substituída por Lolita Rodrigues - sim, ela mesma, de novo! - para cantar o Hino da TV, diante de duas câmeras que espalharam os sinais para 200 aparelhos de TV espalhados pela capital paulista, também fruto do contrabando de Assis Chateaubriant.

 Assis Chateaubriand

Além da ausência, quase em cima da hora, da resfriada Hebe Camargo, outro grande imprevisto aconteceu. Todo o programa fora sido ensaiado para duas câmeras. Horas antes da primeira transmissão, uma dessas câmeras quebrou-se. Chateaubriand quis cancelar a inauguração, mas o diretor do programa insistiu em fazer tudo no improviso. Aliás, improviso e TV sempre andaram lado a lado há anos. Até hoje, embora com uma menor frequência.

Vale lembrar que o diretor do programa inaugural da TV no Brasil era Cassio Gabus Mendes - sim, ele mesmo!

Pelos 22 anos que seguiram, a TV foi feita, por um bom tempo, ao vivo. Outras emissoras foram surgindo no país. Nomes se perpetuam até hoje. Noticiário, publicidade, esportes, humor. O horário político, por exemplo: sabe  desde quando ele é obrigatório na televisão?


A Copa do Mundo realizada em 1966, na Inglaterra, foi gerada em cores. Mas não havia aparelhos de TV no Brasil que recebesse as cores. A primeira transmissão nacional, experimental, em cores da TV foi realizada em 10 de fevereiro de 1972, com imagens da "Festa da Uva", direto do Rio Grande do Sul.


Desde então, essa senhora continuou a sua modernização. A última geração de aparelhos de TV são as de LED, com recepção digital e em 3D, com sinal de internet e entrada para computador.



Uma das pioneiras da TV no Brasil, a atriz Vida Alves tem, em sua casa, o Museu da TV, com a difícil tarefa de resgatar a memória da TV no Brasil. O Museu tem a Pro-TV na parceria, e, segundo essa notícia, o Museu deverá vir para a Cidade das Crianças, em São Bernardo do Campo.

O site do Museu da TV, além de explicar como agendar uma visita, disponibilizou uma página sobre os 60 anos da TV brasileira.

Alguém aí se arrisca a dizer pra onde vai a TV nos próximos 60 anos?

Nenhum comentário: