segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Audacity

Tem um computador e um toca-discos mas não sabe passar o vinil pra mp3? Isso já era. 

Conheça o Audacity. Um software de plataforma aberta, livre. Clicando aqui, você pode baixar o arquivo de instalação pra um lugar qualquer do computador, que se chama audacity-win-1.2.6. É tão simples que nem compactado ele vem. 

Clique nesse arquivo e siga os passos que aparecem no computador. Ele vai perguntar, por exemplo, onde vai instalar o programa.

Agora vem a parte chatinha ma non troppo. Pra salvar o áudio em mp3, o Audacity precisa de um programinha chamado LAMME. Essa é a página pra baixar e aqui, você pode baixar direto, sem passar pela página. O arquivo se chama Lame_v3.98.3_for_Audacity_on_Windows. Clique nele e siga as instruções. 

Num momento ele vai pedir pra salvar em algum lugar. Crie a pasta plugin mp3 em C:/ e instale ele lá.

Hora de gravar no Audacity!

Abra o Audacity e com o toca-discos ligado na entrada de gravação do PC, entrada azul, coloque o disco pra tocar. Lembre-se de que o toca-discos precisa de um pré-amplificador pois o sinal dele é mais fraco. 

Painel do Audacity

Há um painel muito parecido com os botões de um tape-deck. Clique no Rec, a bolinha vermelha. O áudio começará a ser gravado. Clique no quadrado amarelo, Stop. O programa para de gravar.

Aí tem um macete.

Caso não apareça nada, habilite a mixagem estéreo do computador. Dê um duplo clique no alto-falante do Windows, do lado relógio, ou Iniciar - Configurações - Painel de Controle - Som. Aparece a opções de volume do Windows. Clique em Opções - Propriedades e selecione Gravação. Clique em OK e aparecerá, entre as opções, Mixagem Estéreo ou Mix de Saída. Selecione e feche todo o sistema de som do Windows.

Com a mixagem estéreo habilitada, dá pra gravar tudo o que passa pelo computador: microfone, rádios online, Skype,...

Coloque novamente o Audacity para gravar e pare. Surgirá então a onda gravada.

Música gravada em estéreo. Se clicarmos novamente  para
gravar, outra faixa será criada, sem  interferir na 1ª gravação

Vamos salvar o arquivo gravado? Dê um duplo clique no trecho gravado e ele ficará selecionado. Vá em Arquivo - Export  selection as mp3. Escolha o lugar pra salvar o arquivo, renomeie e salve.


Ele vai perguntar - somente na primeira vez que você salva em mp3 - onde está o plugin Lamme e pede pra procurar. Clique em Sim. Lembra-se onde guardou o Lamme? C:/plugin mp3, não é mesmo? Clique nele. Pronto. O arquivo está salvo, em mp3, no lugar que você escolheu. Se você mudar de lugar ou apagar a pasta onde está o LAMME, ele vai perguntar de novo.

Para testar, vá até o arquivo e coloque pra tocar pelo Windows Media Player.

O Audacity ainda tem vários recursos, como aumentar o volume da música já gravada, equalização, efeitos de reverb, corte e edição de trilhas, etc... Experimente, por exemplo, selecionar um trecho da música e apertar Del no teclado. Outra experiência: dividir a música em duas partes, usando o Split. 


Ou mesmo fazer uma vinheta. O que tem numa vinheta básica? Uma música, que se abaixa quando entra a voz?

Nenhum comentário: