quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os LP's e as Redes Sociais

Orkut, Facebook, LinkedIn, Formspring, Twitter,... As Redes Sociais. Ouvi no serviço hoje um dos meus chefes: "Não tenho Orkut. Não tenho Facebook. Não tenho Twitter. Eu sou um que não existe."

De fato. Hoje, quem não tem, pelo menos, um Twitter, não existe. Eu mesmo, por exemplo, tenho o @leoengelmann no Twitter. Tiago Leifert - @tiagoleifert -, apresentador do Globo Esporte de São Paulo, disse numa palestra que não contrata quem não tem Twitter. 

Pra quem não sabe, o Twitter é como um blog, só que cabem no máximo 140 caracteres em cada mensagem, e quem te segue recebe o que você colocou. Parece simples. E é. Mas é uma ferramenta poderosíssima de comunicação. A manifestação no Egito, pedindo a saída do ditador, foi combinada pelo Twitter. Mais de um milhão de pessoas num único lugar. São os caras-pintadas high tech.

Tá. Tudo isso pra dizer que a primeira rede social surgiu em 1973, numa loja de discos na Califórna, chamada Leopold's Records. O dono da loja era cientista também, e tinha um computador ( lembre-se: falamos de 1973 ) no segundo andar. As pessoas podiam deixar recados guardados nele para que pudessem, no dia seguinte, ver se houve resposta.

O projeto deu tão certo que ganhou nome - Memória da Comunidade - e outros computadores espalhados pela cidade. Somente mais de uma década depois é que as máquinas foram ligadas em rede.

Ou seja, coisa de doido começa onde há doidos: numa loja de LP's.

Nenhum comentário: