terça-feira, 24 de setembro de 2013

Às Terças - 24 de setembro de 2013


( Primavera? Onde? ) Um grande dia para todos nós. Semanalmente postarei aqui, sempre às terças-feiras, notícias e acontecimentos culturais que percorrem a rede durante esses dias.

Começo falando de João Gilberto. Ainda não engoli aquela chiadeira do show em São Paulo, lá em 1998, quando o dono do banquinho reclamou do som, cantou "Vaia de bêbado não vale" e mostrou a língua para a plateia. Pelo menos, João Gilberto relançará discos da década de 1960, mas está numa batalha judicial com a EMI. João acusa a gravadora de sumir com as gravações originais.


Outro que entrou em briga judicial, Roger Waters se diz arrependido de processo contra integrantes do Pink Floyd. Como ele pode se arrepender se o acordo já foi feito, em 1987?


Um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, Zuza Homem de Melo foi o tema do "Arquivos da Metô" da semana, programa de memória da extinta Rádio Metodista online. Nele, Zuza fala não só de MPB, mas das influências que nossa música sofreu do Jazz e o que o Jazz pegou para si da MPB.


E, claro, Rock in Rio. Para este blogueiro que vos digita, o grande nome foi Bruce Springsteen. Ele já havia dado um show na capital paulista e, no Rock in Rio, reforçou o status de um dos melhores shows do ano no Brasil.

Em entrevista ao programa Almanaque, Springsteen conta à Globo News que 'perdeu tempo em não ter vindo à América do Sul antes'. Ele veio há 25 anos num show com vários artistas. E essa é a primeira vez que ele e sua banda fazem uma turnê no Brasil, depois de passar por Santiago e Buenos Aires.

Aqui, o show dele no Rock in Rio 2013 na íntegra. E com a impressionante versão de "Sociedade Alternativa".

Saudades do RIR? O iG listou o que de melhor e de pior aconteceu durante esses dias de rock ( e de pop, MPB, música clássica,... )

Nenhum comentário: