segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Polysom no Jô

Semana passada, dia 26 de agosto de 2010, o Programa do Jô recebeu os novos donos da Polysom, única fábrica de vinil na América Latina.


O bacana dessa entrevista é que Jô Soares, num momento, tratou o vinil como mídia desconhecida. E a partir desse "desconhecimento", surgiu um debate fervoroso entre vinil, CD, mp3 e K-7. E, nessa ordem, a qualidade sonora.

Todos são unânimes na questão da portabilidade do mp3, algo que também sempre defendi aqui: além dessa portabilidade, você preserva o LP, e dá o mp3 pra bater. 

Outra questão levantada é a gráfica. O mp3 é só o som, e a parte gráfica - se existir - aparece em sites. O CD ainda tinha alguma preocupação com a capinha. Mesmo assim, em tamanho reduzido, claro, comparado ao vinil. Capa de vinil é parte integrante do próprio álbum: nela, encontramos informações que não há em CD, muito menos em mp3, até pela questão de não precisarmos pesquisar no computador. A diferença wikipedia versus livro. 

Com 16 minutos de entrevista, Jô Soares convida os entrevistados para o teste de som: são executados, com o mesmo equipamento de amplificação, o mp3, o CD e o vinil.

"Os harmônicos desaparecem no som digital", comenta João Augusto. ( leia aqui uma explicação técnica sobre a definição de harmônico ) E até com som de internet, em par de caixinhas de computador, a diferença entre as três mídias grita. O apresentador ainda toca no assunto da digitalização e compressão do áudio através do Sound Forge, ferramenta que eu uso profissionalmente - dia desses eu mostrarei aqui a quantidade de opções que esse software possui para salvar um arquivo em mp3.

Para finalizar, Jô Soares destaca o pioneirismo da Polysom por algo antigo, uma relação tão óbvia que nos passa desapercebido.

Para ver a entrevista completa, clique aqui.

O bacana, também, é que Rafael mostra um equipamento que compara, em tempo real, as ondas dos três formatos. Lá, na Idade da Perda Lascada do blog, fiz um post comparando o CD com o vinil, que explica essa diferença, agora visível, no analisador mostrado no Programa do Jô.

Nenhum comentário: