quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Snoopy, 60.

Uma reportagem do jornal que quer a todo custo mudar o resultado das Eleições no Brasil mostra o único cão que conseguiu chegar aos 60 anos de vida: Snoopy.


O Beagle está numa situação no mínimo curiosa: a série de desenhos leva o seu nome, mas quem é o verdadeiro protagonista é seu dono, Charlie Brown. 

A primeira aparição do animal foi em 4 de outubro de 1950, com o nome Sniffy. Mas Charles Schulz descobriu que havia uma banda retratada em quadrinhos na época e mudou o nome para Snoopy. Por dois anos, o personagem foi, de fato, um grande amigo do homem: andava sobre quatro patas e não expressava nenhum pensamento ou sentimento. A partir de 19 de outubro de 1952, Snoopy passou a agir feito gente, mas sem perder a característica primária.

Atualização - No blog do Imageria, há três imagens de como eram os personagens de Snoopy, Minduim e Lucy no início da carreira. E no Moderte, há tiras, inclusive sem Snoopy.

O tema dos desenhos na TV é de Henry Mancini, o mesmo que fez as trilhas de "A Pantera Cor-de-Rosa"  e também fez a do filme "Corrida do Século". Um dia eu coloco aqui um post só sobre Mancini.


O próprio Snoopy encarna, em alguns episódios, outros personagens. Um dos mais famosos é um combatente da Primeira Guerra Mundial, Barão Vermelho. Mas Snoopy também tem - embora eu não lembrasse - um inimigo: o Gato Estúpido da Porta ao Lado, uma alusão à Terceira Guerra Mundial. Vale lembrar que a ligação de Snoopy com o movimento Peace and Love é selada com seu grande amigo: Woodstock, um pássaro que fala usando apenas traços ( nas tiras ) e sons indecifráveis ( na TV ).

Encontrei o episódio da Grande Abóbora para quem quiser assistir. Afinal, falta um mês para o dia delas.




O bacana dos desenhos de Snoopy é que eles traduzem, nas músicas, o que era comum na década de 1960: uma fusão eletro-acústica misturando Rock e Música Clássica.

Nenhum comentário: