quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Violões & Violas

Música unplugged sempre terá a minha preferência. Seja ela qual for. 

Certa vez, aqui no blog, contei um pouco da História do Acústico MTV.

Agora é a vez de mostrar algumas versões acústicas que, por enquanto, não estiveram em programas brasileiros de televisão, mas que estão na internet.

O primeiro exemplo é o sul-coreano Sungha Jung, grande talento precoce da música instrumental. Acabou de completar 14 anos de idade e deixa muito marmanjo babando. O garoto é patrocinado pela fábrica de violões Lakewood, na Alemanha.

Jung tem, além de seu site pessoal, o Twitter e canais no You Tube e My Space. Já se apresentou em turnês pelo Japão e, provavelmente, com um talento desse, deve ter sido entrevistado numa TV japonesa.

Fica a dica ao coreano: o maior consumidor de um dos principais produtos culturais do Brasil, a Bossa Nova, é o japonês. 


No Brasil, anos 1990, surgiu uma nova onda musical, "New Age", trazendo músicas da Nova Era, influência direta e indireta de bandas do exterior como Era, Enigma, Enya, mas que tiveram inspiração em Vangelis, Pink Floyd. 

Embora esteja longe disso por não se tratar diretamente dessa onda, mas por ser quase um jeito único de tocar a viola, o sul mato-grossense Almir Sater consegue quase transformar a música caipira numa espécie de New Age em suas interpretações instrumentais únicas. Tão individuais que, nesse site, Almir não se declara sertanejo, mas rockeiro. Desde os 12 anos, Almir toca violão. Segundo o site não-oficial - o artista não tem site -, seu toque de viola sofreu influências das músicas caipira, sertaneja, mineira, além de Al Jarreau e Beatles.

Aqui, ele toca Corumbá, para a TV Cultura, ao vivo, em 1989. E aqui, a mesma música gravada em estúdio.


Falemos agora de Adam Rafferty. Outro violonista bom mas não tão na penumbra como Jung nem tanto na mídia como Sater. Rafferty tem canais no lastfm, MySpace e já lançou álbuns por aí. Seu site pessoal na verdade é uma vitrine de vendas de DVDs com apresentações e aulas, além de fraquinho. Adam toca violão desde os 6 anos de idade e, desde os 16, é profissional. Em uma de suas várias apresentações nos Estados Unidos, está a que tocou com Mike Longo, pianista que acompanhou Dizzy Gillespie.

Um de seus lançamentos é um DVD dedicado a Stevie Wonder, E aqui, ele toca Superstition.


Que tal comparar com o que Sungha Jung toca? 

O próximo será com pianistas. Aguardem.

Nenhum comentário: