sábado, 9 de outubro de 2010

Os Pianos

Dando sequencia à série de instrumentos, quando dia desses eu falei sobre violas e violões, hoje a vez é dos pianistas.

Começo com a dica de um amigo meu do serviço. "Procura aí no You Tube o Vinheteiro", me disse Rafael Mansano. Fabricio Vinheteiro é músico, pianista, e sua diversão é criar novas versões de músicas conhecidas. "Eu tocava muito erudito, e ninguém estava nem aí pro erudito, e eu comecei a tocar música de desenho animado", contou Vinheteiro ao Mão na Massa, do canal da Som Livre no You Tube. Na página do Vinheteiro no You Tube há várias versões. Aqui, ele toca Simpsons. Abaixo, a Tico-tico no fubá.


Há alguns anos eu já vi esse vídeo: o da oriental ( japonesa? chinesa? taiwanesa? ) tocando Tico-tico no fubá, também. Dá pra comparar com o Vinheteiro?


Pra quem tem quase quarenta anos sabe do que eu vou falar. Na década de 1980 havia uma procura até razoável por órgãos eletrônicos, aqueles com pedaleira, dois teclados, bateria eletrônica, etc... Havia duas grandes concorrentes nacionais, a Minami e a Gambitt. Mas nada se comparava ao que a Yamaha fazia lá fora. Ela mesma popularizou o mercado de teclados ( sem pedaleiras e amplificação ) e ata há pouco tempo atrás muito adolescente tinha um teclado em casa. 

Pois bem. Graças à tecnologia, os órgãos estão voltando, trazendo um certo conforto para mim, inclusive, que aprendi a tocar e cheguei a lecionar para iniciantes. Mas eles estão do lado de fora do país. O Electone é um desses brinquedos que virou o meu sonho de consumo. Só pra variar, está do outro lado do mundo, e é da Yamaha. O instrumeto tem um site de fãs e, aqui, o resultado de uma busca no You Tube.

Abaixo, o tema do filme De Volta para o Futuro. E aqui, o de Star Wars.


( em tempo: a menina toca a pedaleira de forma errada diferente de mim: ela não faz ponta-calcanhar para os semitons )

Seguindo a linha do Vinheteiro, que cria versões reduzidas da Orquestra para o Piano, temos o exemplo muito bom do Waldemar Malicki. O pianista polonês ( calma, aqui tem a tradução para o português ) é comediante também - embora eu não entenda nada de polonês - e é fundador da Filarmônica Dowcipu, uma orquestra que mistura clássicos com comédia. Falarei mais da Filarmônica em outra oportunidade.

Mas Waldemar Malicki toca seu piano aqui no blog trazendo uma versão muito particular da música de Scott Joplin, The Entertainer.


Ficou curioso sobre a Filarmonica Dowcipu? Mostre isso para a sua sobrinha.

Um comentário:

Martynha disse...

Bom dia! Eu sou uma super-fã da Filarmonica Dowcipu e de Waldemar Malicki e sua "turma". Coleciono vídeos deles, tenho um montão e estou isempre no youtube a procura de novodades, os considero espetaculares.Sempre digo que quem não é muito fã de ópera ou música clássica, ouvindo e assistindo F.Dowcipu, vai mudar de idéia. Mesmo que não entendamos o que eles dizem, vale a pena conferir. Dê uma chance para o "Novo".Vale a pena! São perfeitos!